fbpx

Como limpar um piano/teclado?

Como afinar o violão?
17 de março de 2018
Mistérios da História da Música
7 de abril de 2018

Há diversos motivos pelos quais você deve limpar seu piano. Desde o suor dos dedos em contato com as teclas, até o empoeiramento interno que prejudica a sua acústica.

A dica inicial é que você pianistas lave bem as mãos antes de iniciar seus estudos. Isso irá garantir maior durabilidade das teclas e mais precisão ao tocar.

Mas sabemos que essa não é uma tarefa fácil… Para limpar um piano, uma porção de detalhes devem ser levados em conta.

Para começar, a limpeza das teclas deve ser feita com uma flanela macia e seca. Caso ele esteja muito sujo, recomenda-se mergulhar essa flanela em uma solução de sabão neutro e água, torcendo bem o pano.

Nada de usar produtos químicos, álcool ou qualquer tipo de substância que possa ser corrosiva ao acabamento do instrumento.

O móvel em si também merece atenção especial, bem como o local onde a partitura é apoiada. Neles a recomendação é apenas da flanela seca, não deve ser usado nada além disso.

O penal também deve ser limpo constantemente com a mesma flanela seca.

Já a parte interna do piano é o que causa mais preocupação, afinal ela é a parte responsável por toda acústica do instrumento.

Por ser feita de madeira e ter grandes partes que não ficam expostas, é o local ideal para o abrigo de insetos e roedores. Exatamente por isso, merece manutenção especial.

Será necessário que você contrate técnicos especializados para fazer essa limpeza e manutenção. Isso porque, se não houver o cuidado necessário pode-se haver uma perda de afinação e danificação das cordas e teclas.

Por fim, é importante limpar constantemente a banqueta, principalmente se ela tiver compartimento para guardar partituras e livros.

Com a mesma flanela seca limpe a parte externa. No seu interior, aconselha-se o uso de um aspirador de pó.

Através desses cuidados simples, seu piano se manterá em alto desempenho por muito mais tempo.